Órbita
Uma órbita de Vênus ao redor do Sol (um ano Venusiano), leva o equivalente a 224,7 dias da Terra. A velocidade da órbita é cerca de 126.000 km/h, 17,6% mais rápida que a da Terra. Em um minuto, Vênus percorre cerca de 2.100 km no espaço, que representa 35 quilômetros em 1 segundo. Sua rotação (giro em torno de si mesmo), é peculiar, assim como Urano, são os únicos planetas do Sistema Solar que giram ao contrário (rotação retrógrada). Devido a isso, seu grau de inclinação do eixo equatorial é negativo em -2,64° (na Terra são 23°), o que não cria grandes variações sazonais (estações do ano). Lá o Sol nasce no oeste e se põe no leste. Outra peculiaridade, é o fato de seu dia durar mais que seu ano. Lá um dia equivale a 243 dias terrestres, e um ano a 224,7 dias Terrestres.
Tamanho, Massa e Gravidade
Vênus não possui satélites naturais nem anéis. Seu tamanho é muito parecido com o da Terra (são considerados planetas irmãos), tem uma circunferência equatorial próxima de 38 mil km e 6 mil km de média de raio. Seu volume é 85,7% o da Terra. Sua massa é de 81,5% comparada com a Terra e sua densidade é praticamente a mesma do nosso planeta. A força gravitacional de Vênus é 9% menor que a da Terra; se aqui você pesa 100kg, lá pesaria 91kg. Para escapar da força da gravidade de Vênus, é preciso uma velocidade de 37.296 km/h (92,6% comparada a Terra), ou 621 quilômetros por minuto que equivale a 10 quilômetros por segundo.
Campo Magnético
Mesmo tendo as mesmas características do nosso planeta, o campo magnético de Vênus é muito fraco, devido a baixa velocidade de sua rotação não consegue provocar o efeito de dínamo (propõe a geração de campo magnético). Muitos gases escaparam da atmosfera devido ao vento solar, que atinge diretamente o planeta pela falta de um campo magnético como escudo protetor. A pressão atmosférica lá é 90 vezes maior que da Terra.
Atmosfera
A atmosfera de Vênus é a mais enigmática do Sistema Solar, é espessa (densa), tóxica e quente, composta basicamente de 96% dióxido de carbono e 4% nitrogênio, com efeito estufa, nuvens de ácido sulfúrico que provocam relâmpagos e ventos com velocidades próximas de 400 km/h na superfície. A temperatura de superfície é quente o suficiente para derreter chumbo, chega a 480°C e nunca fica abaixo dos 400°C, exceto em altas altitudes (125km), que pode chegar -175° C. A pressão atmosférica lá é 90 vezes maior que da Terra.
Superfície
Vênus é um planeta rochoso com uma área de superfície de 460 milhões de km², cerca de 90% da área da Terra. A composição da superfície é um misto de basalto terrestre e de rocha anortosito troctólito, raramente encontrados na Terra, mas presente nas terras lunares mais altas. Seu relevo é composto de montanhas e crateras maiores que 1,5 km pois pequenos meteoros não chegam na superfície (queimam na atmosfera densa). Há muita lava basáltica, resultado de mais de mil vulcões. Fluxos vulcânicos produziram longos canais sinuosos por centenas de quilômetros. Não há chuva por lá, o ácido sulfúrico evapora a cerca de 25 km de altitude da superfície.
Estrutura Interna
Pouco se sabe sobre o núcleo de Vênus, apenas que tem um núcleo basicamente de ferro em estado liquido com cerca de 6.000 Km de diâmetro. Não há placas tectônicas. Vênus se formou há cerca de 4,6 bilhões de anos.
Missões
Missões
Mais de 40 sondas exploraram Vênus. As poucas que pousaram em sua superfície, duraram poucas horas devido ao calor intenso, à atmosfera corrosiva e de alta pressão. A sonda Magalhães mapeou 98% de sua superfície.
Curiosidades
- É conhecido como "estrela Dalva", pelo seu forte brilho no céu.
- Por não haver chuva lá, sua superfície é extremamente empoeirada.
- Do espaço, Vênus é branco brilhante, devido ser coberto por nuvens.
- Um relâmpago venusiano, possui uma voltagem 10 vezes maior que o relâmpago terrestre.
- Na superfície, as rochas são em vários tons de cinza, mas a espessa atmosfera filtra a luz azul o que indica que tudo ficaria avermelhado.
- Vênus tem duas grandes áreas montanhosas: na região polar norte Ishtar, equivalendo ao tamanho da Austrália. A outra conhecida como Afrodite, equivalendo o tamanho da América do Sul, está localizada no equador de Vênus, se estendendo por cerca de 10.000 quilômetros. Monte Maxwell é a mais alta montanha, um pouco maior que o Monte Everest da Terra, e está situada na borda oriental do Ishtar.
- Vênus e Urano tem rotação retrógrada (giram ao contrário dos outros planetas).
- Nossos antepassados acreditavam que havia vida em Vênus.
Imagens
Fonte de informação: NASA
Fonte de imagens: NASA
Tradução e edição: Cosmos Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário