Júpiter



Órbita

Um ano em Júpiter leva o equivalente a 4.333 dias na Terra (ou seja, cada 11 anos terrestres equivale a um ano em Júpiter).  A velocidade da órbita é cerca de 47.000 km/h, sendo 43,8% a velocidade da Terra. Em um minuto, Júpiter percorre cerca de 783 quilômetros no espaço, que representa 13 quilômetros em 1 segundo. Sua rotação (giro em torno de si mesmo) é mais rápida que a da Terra. O dia em Júpiter dura aproximadamente 10 horas (menos da metade da Terra, 24 horas). Seu grau de inclinação do eixo equatorial é de 3.1° (na Terra são 23°), o que não cria grandes variações sazonais (estações do ano). 

Tamanho, Massa e Gravidade

Júpiter é o planeta com a maior quantidade de luas (de acordo com a NASA, Júpiter possui 67 luas, sendo 17 consideradas provisórias). Seu tamanho é enorme, tem uma circunferência equatorial próxima de 439 mil km (10 vezes maior que a circunferência da Terra). Seu volume é 1.321 vezes o da Terra. Sua massa é 317 vezes maior do que o nosso planeta e sua densidade é 25% comparado com a Terra. A força gravitacional de Júpiter é muito grande devido ao seu tamanho. Se aqui você pesa 100 kg, lá pesaria 236 kg. Para escapar da força da gravidade de Júpiter, é preciso uma velocidade de 216.720 km/h (5.4 vezes maior que a da Terra), ou 3.612 quilômetros por minuto que equivale a 60,2 quilômetros por segundo.

Campo Magnético

Júpiter possui um poderoso campo magnético. Cientistas acreditam que abaixo das nuvens de Júpiter existe um gigante oceano líquido de hidrogênio metálico. Pelo fato do planeta girar, o líquido de metal cria o mais forte campo magnético do sistema solar. No topo de suas nuvens o campo magnético de Júpiter é 20 vezes mais poderoso do que o campo magnético da Terra.

Atmosfera

Júpiter é um planeta gigante gasoso. Sua atmosfera é composta em sua maioria por gases de hidrogênio e hélio, assim como o Sol. A mais famosa característica de Júpiter é a "Grande Mancha Vermelha". É uma tempestade gigante em rotação se assemelhando a um furacão. A tempestade é cerca de 3.5 vezes o diâmetro da Terra. Júpiter é um planeta com ventos muitos fortes, podendo chegar a 640 km/h. Já a temperatura em Júpiter varia de acordo com a localidade. Nas nuvens de Júpiter, por exemplo, a temperatura é de cerca de -148 ºc, porém, em seu núcleo a temperatura pode chegar a 24.000 ºc (isso é muito mais quente que a superfície do Sol, que chega aos 5.000 ºc). 

Superfície

Sua área de superfície é de 61 bilhões de km², cerca de 120 vezes a superfície do nosso planeta. Pelo fato de Júpiter ser um gigante gasoso ele não possui uma superfície sólida, porém, acredita-se que ele possui um núcleo sólido que mede aproximadamente o tamanho da Terra.

Estrutura Interna

Júpiter é em sua maioria composto por hidrogênio. Quando você pensa em hidrogênio você provavelmente pensa em um gás comum, sem cor e sem odor. Porém, entre milhões de quilogramas de pressão encontrados dentro de Júpiter, o gás hidrogênio é esmagado tanto que acaba se tornando um líquido! Ainda mais profundamente, a pressão é tão grande que o líquido de hidrogênio age como um metal. Cientistas chamam esse metal de hidrogênio líquido metálico. Essas condições são tão extremas que não podem ser criadas aqui na Terra. Cientistas tem tentado por anos criar hidrogênio líquido metálico, sem sucesso.

Missões

Oito sondas já visitaram o planeta Júpiter, sendo elas: Pioneer 10 em 1973, Pioneer 11 em 1974, Voyagers 1 e 2 em 1979, Galileo em 1995, Ulysses em 1992, Cassini em 2000 e New Horizons em 2007. A próxima missão da NASA já está em andamento e ela se chama "Missão Juno". Ela irá estudar como Júpiter se formou. A sonda irá mapear o campo gravitacional, campo magnético e a estrutura atmosférica de Júpiter a partir de uma órbita polar. Juno partiu para Júpiter em agosto de 2011 e chegará em Júpiter em julho de 2016.


Imagens











Fonte de informação: NASA
Fonte de imagens: NASA

Tradução e edição: Cosmos Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad