Perguntas Astronômicas
Post Top Ad
Detalhes do autor:
Fala pessoal! Meu nome é Fernando, atualmente faço mestrado em astrofísica e sou editor e criador do Projeto Cosmos Brasil. Estamos desde 2012 divulgando a Astronomia da maneira mais clara e objetiva possível, sempre buscando fontes confiáveis e lutando contra a má divulgação científica na internet.
Qual a diferença entre uma estrela gigante e uma estrela supergigante?
ResponderExcluirOlá Anônimo :D
ExcluirA definição técnica por ser um pouco mais complexa e está relacionada com a classificação das estrelas dada pelos astrônomos.
A estrela gigante é uma estrela com raio e luminosidade (liberação de energia a cada segundo) maiores que as estrelas da sequência principal (que são as estrelas mais encontradas no universo, as mais 'comuns'). O raio das estrelas gigantes podem ser algumas centenas de vezes a do nosso Sol e com luminosidade 10 vezes superior ao Sol.
Já as supergigantes estão entre as estrelas mais massivas e luminosas do universo. Sua massa varia entre 10 e 70 vezes a massa do nosso Sol. Ela pode liberar 100 mil vezes mais energia que o nosso Sol. Como consequência, seu período de vida é muito menor que nossa estrela podendo chegar a 'apenas' alguns milhões de anos.
Existe um "final" do Universo? Ou seja, se percorrermos toda a extensão do Universo, pode existir algum fim?
ResponderExcluirSalve Anônimo :D
ExcluirSua pergunta é muito interessante e ainda não existe uma resposta definitiva.
O que sabemos é que o Universo está expandindo. Não sabemos se existe uma fronteira no Universo, pois estamos limitados a na velocidade da luz.
O universo por até ter um tamanho limitado (não ser infinito), o que não significa que ele possui uma fronteira. Por exemplo: se eu lhe perguntar, qual é a fronteira da Terra? Ou, a Terra tem uma borda? Você não saberia responder, pois levando em consideração que a Terra é redonda, você pode percorrer ela por completa e nunca encontrará um fim. Assim também pode ser o Universo, e isso irá depender da geometria do universo.