Órbita
Urano faz uma órbita completa em torno do Sol (um ano lá), equivalente a 84 anos terrestres. A velocidade de sua órbita é cerca de 24.477 km/h, bem mais lenta que a Terra (22,8% da velocidade da Terra). Em um minuto, Urano percorre cerca de 458 km no espaço e em 1 segundo 7,6 km. Sua rotação (giro em torno de si) é peculiar; assim como Vênus, são os únicos planetas do Sistema Solar com rotação retrógrada ou seja, giram ao contrário, do oeste para leste. Um dia em Urano equivale a 17 horas terrestres. Outra peculiaridade e que Urano gira de lado (o equador é quase perpendicular à sua órbita), o que gera intensas variações de raios solares a cada 20 anos.
Tamanho, Massa e Gravidade
Urano tem 27 luas e dois conjuntos de anéis. O conjunto interno tem nove anéis, descoberto em 1977, consiste principalmente de anéis escuros e estreitos. A Voyager 2 descobriu dois anéis internos adicionais. O conjunto externo de dois anéis mais distantes, foi descoberto com imagens do Telescópio Espacial Hubble em 2003. Revelou também, que estes anéis externos são coloridos.
Urano é o terceiro maior planeta do Sistema Solar, e um dos dois gigantes gelados (o outro é Netuno). Tem quase 4 vezes o tamanho do nosso planeta. Com 25.362 km de raio médio e 159.354 km de circunferência equatorial, é quase um gêmeo em tamanho a Netuno. Sua massa é 14,5 vezes a da Terra e por ser um planeta gasoso, sua densidade é bem menor que a daqui, cerca de 23% a da Terra. A força gravitacional de Urano é menor que a da Terra em 9%. Se aqui você pesa 100 kg, lá pesaria 91 kg. Para escapar da força da gravidade de Urano, é preciso uma velocidade de 76.968 km/h ou 1.283 km/min ou 21,4 km/s.
Campo Magnético
Urano tem um campo magnético, mas sua forma é muito irregular assim como o de Netuno. Normalmente os campos magnéticos são em alinhamento com a rotação do planeta, mas o campo magnético é Urano é desviado: o eixo magnético está inclinado cerca de 55 graus em relação ao eixo de rotação do planeta.
Atmosfera
Urano tem uma atmosfera que é composta de hidrogênio (H2) e hélio (He), com pequena quantidade de metano (CH4) e vestígios de água e amoníaco. Recentes observações mostram que Urano apresenta nuvens dinâmicas na medida que se aproxima de seu equinócio. Foi observado também, ventos de até 724 Km/h. A pressão atmosférica lá é 19% maior que na Terra. É o mais frio de todos os planetas, sua temperatura efetiva fica entre -224°C (negativos) e -216°C (negativos), o que dá uma média de -220°C (negativos). A grande inclinação de seu eixo, de 98° (na Terra são 23°) cria grandes variações sazonais (estações do ano). Por quase um quarto do ano uraniano (igual a 84 anos terrestres), o Sol brilha diretamente sobre cada polo, mergulhando a outra metade do planeta em um inverno longo e escuro.
Superfície
Urano foi descoberto em 1781 pelo astrônomo William Herschel. O planeta é um gigante de gelo, com uma área de superfície de 8 bilhões de KM² . Mais de 80% da massa do planeta é constituído por um fluido denso de água (H2O), metano (CH4) e amônia (NH3), acima de um pequeno núcleo rochoso.
Missões
A Voyager 2, foi a única sonda enviada a Urano. Sobrevoou e fotografou o polo sul de Urano. Conseguimos mais detalhes através do Telescópio Espacial Hubble e do Observatório Keck, no Havaí que capturaram imagens detalhadas do planeta. Urano não tem a menor condição para suportar a vida, pois é um planeta gasoso.
Imagens
Fonte de informação: NASA
Fonte de imagens: NASA
Tradução e edição: Cosmos Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário