Mercúrio



Órbita

A órbita de Mercúrio ao redor do Sol é elíptica (oval). Um ano lá, leva o equivalente a 88 dias terrestres e a velocidade de sua órbita, é cerca de 170 mil km por hora, 59% mais rápida que a da Terra. Em um minuto, Mercúrio percorre cerca de 2.841 km no espaço e em 1 segundo 47 quilômetros. Sua rotação (giro em torno de si mesma), equivale cerca de 58,6 dias terrestres. É o mais rápido de todos os planetas.




Tamanho, Massa e Gravidade

Mercúrio não possui satélites naturais nem anéis. É o menor planeta em tamanho de todo Sistema Solar. Seu raio médio de diâmetro é de 2,4 mil km. Com uma circunferência equatorial de 15,3 mil km, é apenas um pouco maior do que a nossa Lua. Tem cerca de 38% do tamanho da Terra. Sua massa corresponde a 5 % a da Terra, e sua densidade é 98% de nosso planeta.  A força gravitacional de Mercúrio, é menor que a da Terra em 62%. Se aqui você pesa 100 kg, lá pesaria 38 kg. Para escapar da força da gravidade de Mercúrio, é preciso uma velocidade de 15.300 km/h (38% comparada a Terra), ou 255 quilômetros por minuto ou 4,25 quilômetros por segundo.





Campo Magnético


Em Mercúrio existe campo magnético (magnetosfera), porém tem apenas um 1% da força na Terra. Esse campo interage com o campo magnético do vento solar, o que cria tornados magnéticos, que formam aberturas no escudo magnético do planeta, onde o vento solar penetra e atinge a superfície do planeta, incidindo alta radiação.



Atmosfera


Em vez de uma atmosfera, Mercúrio possui uma fina exosfera (parte externa de uma atmosfera), composta principalmente de oxigênio (O²), sódio (Na), hidrogênio (H² ), hélio (He) e potássio (K). Acredita-se que, se existir, a atmosfera do planeta Mercúrio tenha uma pressão superficial de 1/200 da pressão atmosférica terrestre e seja constituída principalmente de dióxido de carbono. Com a forte radiação solar, as temperaturas diurnas podem chegar a 430 graus Celsius e a noite despencam para -180 graus Celsius (negativos). A inclinação de seu eixo equatorial de órbita é de 0º (na Terra são 23°), que faz com que não existam estações do ano lá.


Superfície

Sua área de superfície é de 74,8 milhões de km² , 15% a do nosso planeta. Mapeada 90% em alta resolução por sondas enviadas, a superfície de Mercúrio tem um relevo de montanhas formadas por grandes e intensos impactos de meteoritos, e por vulcões medindo até 25 km de diâmetro. Grandes volumes de lava vulcânica formaram vales e cumes. Tem uma das maiores bacias de impacto no sistema solar: Bacia Caloris, com cerca de 1.500 km de largura. O diâmetro desta bacia equivale ao comprimento de 16.404 campos de futebol. Sólida e rochosa, Mercúrio tem a superfície muito semelhante à lunar devido aos intensos impactos mas a composição das rochas de Mercúrio é radicalmente diferentes daquelas da Lua, sendo muito mais pobre em ferro e muito mais rico em enxofre e contendo magnésio, cálcio, sódio, alumínio e silício. Sondas também descobriam uma grande bacia de impacto com o nome "Rembrandt" medindo cerca de 430 quilômetros de diâmetro.


Estrutura Interna

Mercúrio tem uma estrutura interna surpreendentemente complexa. O Núcleo de Mercúrio é enorme para o tamanho do planeta, cerca de 85% do raio do planeta. Baseado nos dados da missão Mariner 10 e de observações terrestres, acredita-se que a crosta do planeta tenha entre 100 e 300 km de espessura, um núcleo com diâmetro de cerca de 3600 km, cercado por um manto entre 500 a 700 km de espessura constituído de silicatos de magnésio e ferro. Os movimentos dinâmicos indicam um núcleo dínamo ativo, de ferro parcialmente líquido. Segundo cientistas, o planeta teria se formado na mesma época que a Terra, há cerca de 4,5 bilhões de anos.



Missões
Apenas duas sondas visitaram o planeta: lançada em 1973 a sonda Mariner 10 e a sonda Messenger, lançada em 2004. Esta sobrevoou Mercúrio três vezes antes de entrar em órbita em 2011. Nenhuma evidência de vida foi encontrado em Mercúrio. Mesmo havendo indícios de água congelada dentro de crateras profundas em seus polos, é improvável que exista qualquer forma de vida que conhecemos, pois não há atmosfera lá e ao que sabemos, seres vivos não podem desenvolver-se no vácuo.




Curiosidades de Mercúrio

  1. Devido a sua proximidade com o Sol, o planeta Mercúrio só pode ser visto a olho nu ao amanhecer e ao entardecer.
  2. Se alguém pudesse ficar na superfície escaldante de Mercúrio, no ponto mais próximo do Sol, este seria visto três vezes maior do que se visto da Terra.
  3. Mercúrio tem propriedades de cor que parecem marrom-acinzentada para o olho humano.
  4. Sua superfície tem o aspecto visual parecido com nossa Lua, cheia de crateras causadas por meteoritos e vulcões.
  5. Apesar de Mercúrio ter uma exosfera, é uma camada muito fina para espalhar a luz solar. Sem a dispersão da luz em uma atmosfera, o céu em Mercúrio é apenas a escuridão do espaço, semelhantes à vista da lua. 



Imagens 

(Clique na Imagem para uma melhor experiência)




















Fonte de informação: NASA
Fonte de imagens: NASA
Tradução e edição: Cosmos Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad