Saturno



Órbita

Um ano em Saturno leva o equivalente a 10.585 dias na Terra (ou seja, cada 29 anos terrestres equivale a um ano em Saturno). A velocidade da órbita é cerca de 34.701 km/h, sendo 32,4% a velocidade da Terra. Em um minuto, Saturno percorre cerca de 578 quilômetros no espaço, que representa 9,6 quilômetros em 1 segundo. Sua rotação (giro em torno de si mesmo) é mais rápida que a da Terra. O dia em Saturno dura 10.7 horas (menos da metade da Terra, 24 horas). Seu grau de inclinação do eixo equatorial é de 26.7° (na Terra são 23°).

Tamanho, Massa e Gravidade

Saturno é o segundo planeta em quantidade de luas (de acordo com a NASA, Saturno possui 53 luas, sendo 9 aguardando confirmação). Seu tamanho é enorme, tem uma circunferência equatorial próxima de 366 mil km (9 vezes maior que a circunferência da Terra). Seu volume é 763,6 vezes o da Terra. Sua massa é 95 vezes maior do que o nosso planeta e sua densidade é 12.5% comparado com a Terra. A força gravitacional de Saturno é muito similar com a da Terra devido a sua baixa densidade. Se aqui você pesa 100 kg, lá pesaria 236kg. Para escapar da força da gravidade de Saturno, é preciso uma velocidade de 129.924 km/h (cerca de 3 vezes maior que a da Terra), ou 2.165 quilômetros por minuto que equivale a 36,09 quilômetros por segundo.

Campo Magnético

O campo magnético de Saturno é menor do que o de Júpiter mas, mesmo assim, 578 vezes mais poderoso do que o da Terra. Saturno, seus anéis e muitos outros satélites naturais estão localizados na enorme magnetosfera do planeta, a região do espaço em que o comportamento das partículas carregadas eletricamente é mais influenciado pelo campo magnético de Saturno do que pelo vento solar. Auroras ocorrem quando as partículas carregadas interagem com a atmosfera de um planeta ao longo das linhas do campo magnético. Na Terra, essas partículas carregadas vem do Sol. A sonda Cassini (missão da NASA) mostrou que ao menos uma parte das auroras que ocorrem em Saturno são similares com a de Júpiter, ou seja, não ocorrem devido a interação com o vento solar.

Atmosfera

Assim como Júpiter, Saturno é, em sua maioria, composto de hidrogênio e hélio. Os ventos na atmosfera superior podem chegar a uma velocidade de 500 metros por segundo na região equatorial. Em contraste, o furacão mais forte que ocorre na Terra podem chegar a 110 metros por segundo. Esses ventos super poderosos, combinados com o calor gerado no interior do planeta, causam a cor amarelada e dourada que vemos em sua atmosfera.

Superfície

Sua área de superfície é de 42 bilhões de KM², cerca de 82 vezes a superfície do nosso planeta. Assim como Júpiter e ser um gigante gasoso, Saturno não possui uma superfície sólida, porém, acredita-se que ele possui um núcleo sólido que mede aproximadamente o tamanho da Terra.

Estrutura Interna

No centro de Saturno, existe um núcleo de gelo, água, pedra e outros componentes no estado sólido, devido a intensa pressão e calor. O núcleo é coberto por hidrogênio metálico líquido, dentro de uma camada de líquido hidrogênio - muito similar com Júpiter, porém menor.

Missões

O próximo capítulo de nosso conhecimento acerca de Saturno está sendo escrito neste exato momento pela missão Cassini-Huygens, da NASA. A nave Huygens pousou na lua de Saturno (Titã) em janeiro de 2005, coletou dados sobre a atmosfera e superfície da lua. Já, a sonda Cassini, que orbita Saturno desde 2004, continua a explorar o planeta e suas luas, anéis e magnetosfera. A missão "Cassini Equinox" estudou os anéis de Saturno durante o equinox outono, quando o Sol estava brilhando diretamente no equador, em 2010. No momento a sonda busca fazer novas descobertas em uma segunda missão, chamada missão de "Solstício de Cassini", que continuará até Setembro de 2017.


Imagens












Fonte de informação: NASA
Fonte de imagens: NASA

Tradução e edição: Cosmos Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad